BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 11 de janeiro de 2009

Semi-Deuses?

A causa como a cura da doença era atribuída às divindades. Esse conceito já está presente nas obras de Homero e de Hesíodo, criadores dos mais antigos textos literários gregos conhecidos. A capacidade de curar era um dos atributos sobrenaturais de muitos deuses. Hoje esta divindade está relacionada aos médicos.

A medicina era para ser uma das mais belas profissões. Esta exige de seus profissionais humildade no trato com o ser humano. Mas estes ao conseguir curar um paciente e, assim, salvar-lhe a vida, sentem-se como Deuses. Não acredito que médicos salvem vidas. A batalha contra a morte é, desde sempre, perdida. Mas o exercício da medicina pode prolongar a vida e promover alívios para o sofrimento. E estas possibilidades, por si, já valem uma vida.

Mas o problema dos médicos-deuses é criar a expectativa de que a medicina poderá nos livrar de todos os sofrimentos e da morte. Eles difundem a crença de que é possível um conhecimento total sobre o corpo humano e aquilo que o condiciona. Se algo deu errado, foi por falta de conhecimento. Não há lugar para o desconhecido, para o acaso na matemática dos médicos infalíveis. Eles opõem conhecimento total à ignorância e vida à morte. Uma derrotará a outra.

Médicos, como no passado se ocuparam os sacerdotes, estão encarregados de dizer o que é certo ou errado para se ter uma vida feliz. Não fume, alimente-se bem, faça exercícios: estes são os mandamentos do homem moderno. Uma vida boa é uma vida saudável e regrada. Só que, agora, não é a autoridade religiosa que dita às regras, mas médicos que se dizem portadores das verdades científicas. E a ciência, quando tomada como religião, é tão ou mais nociva quanto as Religiões "de fato", porque ela primeiramente nem é pra ser tomada como Verdade absoluta (tem sempre o "até que se prove o contrário"), mas muitos fazem disso o seu Dogma. Os dados científicos não são verdades definitivas. Um acaso que a própria estatística considera, ainda que de forma atenuada, uma vez que ele não pode ser dimensionado com precisão.


E apesar de todo apelo à saúde, de que se sigam corretamente todas as recomendações dos doutores do bem-viver, as pessoas continuam e continuarão a adoecer, novas doenças a surgir e mortes a ocorrer. E, se não existe acaso, então a
culpa por isto é da medicina e dos médicos. Se não o têm, deveriam ter o conhecimento necessário, cumprir a promessa feita!

12 comentários:

  1. Acho que a questão dos médicos se acharem Deuses varia muito. Isso é de cada um, porque existem sim médicos humildes que tratavam da vida dos outros como se fosse a propria vida. Acho que a medicina é um grande ramo que deveria ter mais apoio das religiões e mais atenção dos politicos.

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga avassaladora... Priscila.
    Concordo comseus argumentos.E completo que tanto quanto a tristeza a doença é necessaria pois é na diferença das coisas que sentimos o valor do seu "oposto".
    venha nos visitar tb e votar no TOP 30
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, obrigado pela visita e pelo comentário em meu humilde blog! Obrigado mesmo!

    Bom, sobre os médicos...e quando há pessoas que são "desenganadas" pelos doutores e acabam "se curando" de maneira espantosa?

    Ou quando os médicos dão os conselhos de sempre ( não fume, não beba, emagreça, faça exercícios) e eles mesmos não são referenciais para isso ( conheço um CARDIOLOGISTA que fuma sei lá quantos maços por dia)?

    O que eu vejo na medicina, hoje, é uma questão, em boa parte dos formandos, de STATUS. Acredito em vocação. Há médicos que absolutamente não passam a mínima confiança, não tem vocação para tal carreira. Ainda bem que há pessoas humildes e com vocação para ajudar as pessoas e que estão cursando medicina. Estes, sim, farão a diferença.

    abs!

    ResponderExcluir
  4. A decisão sobre vida e morte estã nas mãos de um Médico bem maior...


    Bala Salgada
    www.bsalgada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Antigamente tudo era atribuido aos deuses! Agora sabemos que não são eles e sim depende de outros seres humanos(médicos) e de nós mesmos com suas habilidades.

    Resolvi dar uma passadinha no seu blog logo quando acordei! Está muito bom nas idéias! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ainda hoje tem gente que confia mais na benzedeira que no médico...

    Tem presente no blog pro'cê!

    ResponderExcluir
  7. Bom isto é bem verdade.
    Acredito que a medicina é primeiramente humana, e que sendo humana está sujeita a erros, e se erra...
    Então não vejo muito sentido em divinizar os médicos dessa forma.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem ! Seu blog já tá linkado no meu ok?!

    ResponderExcluir
  9. Priscila, o artigo do meu amigo falando sobre Laranja Mecânica está dentro da dissertação de mestrado dele, sobre a "loucura" no cinema. Ela pode ser baixada neste endereço.

    http://www.tede.ufsc.br/teses/PHST0238.pdf

    bj
    www.euforiamelancolica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Os médicos atuais deveriam reler e cumprir com mais severidade o Juramento de Hipocrátes. Gostei dos livros indicados, em meu blogue você encontra download de livros gratuitos.


    Abraços
    aurasacrafames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Interessante seu ponto de vista quanto aos médicos. Realmente noto que, hoje, eles ditam o padrão de vida do homem moderno. Aliás, eu estenderia o post à mídia, que pega a busca incessante pela saúde. As pessoas exercitam a saúde como um trabalho, uma obrigação, acabando por poder se tornar mais estressadas do que já eram.

    Ótimo post.

    http://papoemelodia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. bacana seu blog gostei quando der visite o meu www.palavrasarteblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir