BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 10 de janeiro de 2009

O Magnata

O filme, que demorou quatro anos para ficar pronto assinado pelo pseudo bad boy Chorão e estrelado pelo canastra Paulo Vilhena, não poderia mesmo dar grande coisa. Apesar de que o trailer quando o vi, até que continha alguns momentos interessantes.

Para começar, o roteiro foi escrito em um dialeto diferente. A história é péssima, sem pé nem cabeça do tipo caça níquel. “O Magnata” acompanha quatro dias na vida de Magnata um jovem astro imbecil do rock, que passa a maior parte do seu tempo se drogando, roubando, transando e maltratando as pessoas. A explicação para tal comportamento é a mais clichê e previsível de todas: seu pai morreu e sua mãe é uma alcóolatra. Ou seja, do ignóbil que consegue subir na vida e que não sabe lidar com o dinheiro e com a fama, aprendendo que na verdade, o amor é o que realmente importa nessa vida, tá ligado, eu sou bicho, toda patricinha adora um vagabundo e coisa e tal? Coisas que o Chorão martela nos nossos pobres ouvidos desde o surgimento da “banda” longínquos 10 anos atrás.

A trilha sonora também é muito fraca e, por muitas vezes, não conseguimos entender nada que está sendo cantado. Juntando tanta coisa ruim, o filme parece existir para mostrar aos espectadores a pista de skate do Chorão, o próprio, um show do Charlie Brown Jr. e algumas bandinhas que, provavelmente, são agenciadas pelo cantor; puro narcisismo!

Já que o filme não tem nada de bom, vou falar do pior momento de todos. Enquanto fuma maconha com sua namoradinha e conversa com ela sobre extraterrestres, ele conta que conheceu o rei dos ETs. O corte de cena é feito e, de repente, uma animação em 3D toma conta da tela. Nela, uma limosine branca vem descendo do céu e aterrissa na piscina. De dentro sai o Marcelo D2, acompanhado de duas mulheres. Muito ruim! Para piorar a situação a consciência do Magnata aparece sempre em seqüências sem que e nem porquê, para justificar aquelas "sacadas geniais" do diretor que nunca têm nada demais.

O negócio é o seguinte: todo mundo sabe que o cinema brasileiro, por absoluta falta de condições financeiras, técnicas e logísticas (falta de estúdios apropriados e tudo mais), gera um número altíssimo de produções abaixo de qualquer tipo de crítica. Lógico que isso não é uma generalização estúpida, ainda somos capazes de produzir os Cidades de Deus e os Tropas de Elite da vida para livrarmos a nossa cara, mas chuto sem medo de errar que mais de dois terços dos filmes lançados nos nossos cinemas são medonhos. Resumindo, são filmes que não mereciam nem existir. Como esse exemplar que só serve para manchar mais o nome do cinema nacional.


28 comentários:

  1. Quando se trata do Chorão e sua "banda", não tem mesmo como esperar alguma coisa.
    O problema é que no Brasil ainda tem gente que dá audiência.
    Nosso país tem boas mentes para grandes produções, mas foi como você disse... O lado financeiro não ajuda.
    Talvez por isso, os melhores escritores souberam adaptar suas idéias para um elenco reduzido, produções mais baratas, etc. fazendo com que, mesmo assim, tenhamos bons filmes.
    Eu aprendi a admirar o cinema nacional, mas é claro que vira palhaçada quando essa gente se mete a fazer filmes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em muita coisa, inclusive na parte em que Magnata segue uma linha extremamente clichê, o que só é um reflexo das músicas criadas pelo Chorão. Ainda acho que o Brasil tem algumas condições de fazer filme melhor. Óbvio que não dá pra fazer grandes efeitos especiais, mas evitando uma tentativa de ser sempre "cult", já é um bom começo.

    Dá uma passada na Mozovox depois. Até.
    http://mozovox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha Priscila. Me lembro de quando eu tinha só 17 aninhos e ODIAVA esta banda que tu se referiu, justamente pelos seus clichês, muito bem exposto no teu blog.
    E para falar a verdade este "discurso do ódio" - muito pitoresco entre a classe média é mesmo a cara do Chorão.

    ResponderExcluir
  4. Eu não lembro se vi esse filme :x

    minha lista de filmes eh grande, mas eu esqueço de todos com o tempo :x


    abraços

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o cinema brasileiro continua sendo muito pobre, mas há aqueles filmes que dão gosto de ver. Nao assisti O Magnata ainda, mas pelo jeito nem dá graça de assistir. Otima critica!

    Obrigado por seu comentário!

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. concordo..
    não assisti o filme..
    mas concordo que se fosse pra manchar a baixa reputação no cinema que o Brasil tem (se é que tem reputação), nem deveria sair do papel.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Depois de todos os elgios sobre o filme....vamu baxar neh .... euhhuehueuhheuhuhue
    As musicas do chorao , o unico cd q presta eh o 1 do charlie brow (tirando os EU VIM DE SANTOS)uehhueehuuhehe.....

    http://www.technews.vai.la/

    ResponderExcluir
  8. Valha-me Deus, que BOMBA!!!
    Além disso, não sei quem é o mais escroto, se o Vilhena ou o Dado Dolabella, affe!! =/

    ResponderExcluir
  9. Ia fazer figuração nesse filme,mas como tá dizendo que é tão bom assim,acho que ninguém iria me ver.risos
    Vamos trocar links?Gostei daqui !

    ResponderExcluir
  10. quem que me deem duas noitas com a luana piovani chapadinha eu vejo este troço brearrrg.

    ResponderExcluir
  11. As vezes eu acho o filme brasileiro bom... mas quando vemos filme como esses q vc falou;..
    Ontem na tv tava passando aquele " ó Pai ó" -
    muito tempo com a propaganda do Araketu... prefiri muito mais o seriado!
    Sem falar aquelas 'coisinhas' que nao sei se pode ser chamado de Filme, dos trapalhões, Xuxa, e Angélica!
    he rss..
    Poderiam melhorar sim

    ResponderExcluir
  12. http://www.indicoesse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. aahh
    to super feliz para ver esse filme!
    bjos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Não é de meu costume fazer isso, mas este filme,nem assistir eu vou.Na maioria das vezes eu vejo pra poder (criticar!)opinar depois,mas este nem isso.

    ResponderExcluir
  15. Já virei fã do blog. Textos muito bem escritos, opinião independente e sem a praga do politicamente correto que é a 'moda' por aí. Parabéns.

    Sobre o "filme", o que esperar de um roteiro "escrito" pelo Chorão? Um produto pífio, e é isso que é o "Magnata".

    Mas o roteiro ruim foi escrito pelo Chorão. O pior é quando tem muito roteiro ruim escrito por cineasta "de verdade" e com experiência de anos no ramo. Acho que foi mais ou menos por isso que o Jabor foi virar "cronista" e "comentarista".

    Mesmo que ainda sejam toscos, o cinema nacional até deu uma melhorada. Nos anos 80 era pornochanchada pura com a Vera Fischer e a Lucélia Santos detonando nas telonas - e como tinha público!

    abs!

    PS: Já "assistiu" os clássicos do cinema nacional mais ou menos recentes? "Cinderela Baiana" com a Carla Peres ( sua atuação é sensacional! Há uma cena de luta que é digna de pastelão!). E ainda tem "Aquaria" ou "Acquaria", sei lá, com a Sandy e o Jr.!

    Eca!

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga avassaladora...
    Gostamos tanto do seu blog que colocamos seu banner e estamos acompanhando!

    ResponderExcluir
  17. Olá, muito bom o seu texto.
    Chorão e sua megalomania criaram essa aberração de filme e ainda bem que passei longe do cinema e nem vi em dvd - se alguma locadora ainda for corajosa de enfrentar um troço desses em tempos de vacas magras [leia-se pirataria comendo solta].

    Quando e se quiser visite o meu blog em www.felicidadecancaotriste.wordpress.com

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Eu amei o filme (y)

    E e spero q tenha outros (:

    Chorão é sempre sera o cara (:

    ResponderExcluir
  19. O filme é bom, se você nao gostou podia tentar amenizar essa visao louca que teve, ficou ridicula essa tua critica, existem varios gostos e tem MUITA gente que ama Charlie Brown Jr. você falou mal até da banda, entao se nao gosta pelo menos disfarça.

    E COMO DISSE A AMIGA AI EM CIMA

    Eu amei o filme (y)

    E espero q tenha outros (:

    Chorão é sempre sera o cara (:

    ResponderExcluir
  20. Sou fã do Chorão e da banda CBJR. Filme mto bom.! e pros criticos ai... esse filme teve ate lição de moral, mostrando a realidade das drogas e dos lados ruins dela, D2 é outro fera... esses cara são foda.! Sou fã dos dois.!... Criticos assim que ferra com o mundo.! sentam _|_

    ResponderExcluir
  21. meu esse filme foi uma bosta >.<
    eu ate curto as musicas do chorão, mas realmente ele foi triste em tentar fazer um filme...

    ResponderExcluir
  22. filho da puta, se axou ruim o filme, tenta fazer um ou fazer sucesso contando como foi a sua vida e transformando coisas q acontecem em musicas, e a todos os gays q axam esse filme ruim, fodam-se todos, SOU FÃ DO CHORÃO E O FILME É FODAAAA!!!!
    AXO ISSO PURA INVEJAAA D QUEM NÃO CONSEGUE FAZER ALGO D BOM NA VIDA, SEM ENFRENTAR O Q O CHORÃO ENFRENTOU P CHEGAR ONDE ESTÁ.!!!!

    ResponderExcluir
  23. Chorão é sempre sera o cara (: , quem quiser q sente aqui ó _|_

    ResponderExcluir
  24. ahauhauh, de um lado a blogueira descendo o pau no filme do outro os fãs xingando. Sou fã de charlie brown, muito fã mesmo, mas imparcialmente não concordo com nenhuma das duas pates.
    A crítica é teórica demais, deve-se dar as devidas proporções, além disso podemos notar a "imparcialidade" do autor, da crítica que transparece total desprezo ao chorao e seus trabalhos.
    Vejo aí o típico caso de uma entusiasta de cinema toda fresca com suas nuances e que acha qualquer coisa relacionada vindo de algum lugar no qual ela não tenha afinidade um disparate ou uma gafe, um "desrespeito ao bom cinema" ou algo do tipo, já passei por essa fase quando tinha uns 13 anos, mas era com outros temas, enfim...
    Só achei a crítica infundada e unilateral, no bom português o que vc fez foi 'botar defeito' em algo que vc nao gostou.
    Não entendo de cinema quanto a vossa senhoria, mas o suficiente para observar que o seu comentário transpõe a linha do subjetivismo e está meramente baseado em uma opinião pessoal, em outras palavras, seu comentário foi subjetivo, desceu o pau só pq não gostou... Mais sensatez por favor.
    Mas quanto ao filme, sim, alguns clichês, algumas falhas, coisas típicas... E os pontos positivos que vc esqueceu de citar? A história prende a atenção, o desenrolar é interessante, o final é objetivo e não tão previsível, e passa uma mensagem... A trilha sonora ficou boa, a cara do charlie brown que é a cara do filme, é questão de gosto. E sobre todas aquelas coisas com skate, bandas (que voce disse que era só pra promover), raps e outras coisas, isso faz parte de um estilo de vida, e vc gostando ou não deve manter o respeito.
    Como dito acima, mais sensatez nos comentários, mantenha o respeito.
    Sem mais. /IsraelVasconcelos

    ResponderExcluir
  25. ahauhauh, de um lado a blogueira descendo o pau no filme do outro os fãs xingando. Sou fã de charlie brown, muito fã mesmo, mas imparcialmente não concordo com nenhuma das duas pates.
    A crítica é teórica demais, deve-se dar as devidas proporções, além disso podemos notar a "imparcialidade" do autor, da crítica que transparece total desprezo ao chorao e seus trabalhos.
    Vejo aí o típico caso de uma entusiasta de cinema toda fresca com suas nuances e que acha qualquer coisa relacionada vindo de algum lugar no qual ela não tenha afinidade um disparate ou uma gafe, um "desrespeito ao bom cinema" ou algo do tipo, já passei por essa fase quando tinha uns 13 anos, mas era com outros temas, enfim...
    Só achei a crítica infundada e unilateral, no bom português o que vc fez foi 'botar defeito' em algo que vc nao gostou.
    Não entendo de cinema quanto a vossa senhoria, mas o suficiente para observar que o seu comentário transpõe a linha do subjetivismo e está meramente baseado em uma opinião pessoal, em outras palavras, seu comentário foi subjetivo, desceu o pau só pq não gostou... Mais sensatez por favor.
    Mas quanto ao filme, sim, alguns clichês, algumas falhas, coisas típicas... E os pontos positivos que vc esqueceu de citar? A história prende a atenção, o desenrolar é interessante, o final é objetivo e não tão previsível, e passa uma mensagem... A trilha sonora ficou boa, a cara do charlie brown que é a cara do filme, é questão de gosto. E sobre todas aquelas coisas com skate, bandas (que voce disse que era só pra promover), raps e outras coisas, isso faz parte de um estilo de vida, e vc gostando ou não deve manter o respeito.
    Como dito acima, mais sensatez nos comentários, mantenha o respeito.
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  26. Vive trancada no seu apartamento de merda e quer dar uma de critica
    Não sabe o que se passa na rua-
    Alem disso,você não vai fazer nenhuma diferença a humanindade só vai ser só mais um pedaço de carne andando no mundo sem ter um caminho como Chorão teve .
    QUEM É VOCÊ PARA FALAR DO CHORÃO ??
    POR QUE NINGUEM NUNCA A VIU NA MÍDIA
    DEVE SER UMA PATRICINHA DE MERDA

    ResponderExcluir
  27. ridículo, voce nao gostou? problema é seu, voce é um otário, nao sabe o que fala. os filmes brasileiros NUNCA SERÁ BOM COM UM PUBLICO IGUAL AO SEU AQUI DO BLOG, POIS NAO ENTENDE DE BOSTA NENHUMA, E QUER FALA MERDA????????? HAHAHAHA. VOCÊS NAO QUEREM QUE O BRASIL SEJA MELHOR MAIS SIM IGUAL OS OUTROS PAÍSES QUE VOCÊS JULGAM FAZER FILMES BONS.

    ResponderExcluir