
No início de seus estudos, sob a influência de Charcot e Breuer, Feud formula a teoria do trauma, através da qual postulava a origem dos fenômenos histéricos em um episódio de sedução que teria ocorrido na infância e que viria a adquirir valor traumático na vida adulta mediante a vivência de situações que recordariam as lembranças, ocultas pela repressão. As lembranças dolorosas se comportavam como um corpo estranho, alheio à consciência, desencadeado os sintomas histéricos.
O método catártico desenvolvido por Breuer com o auxilio da hipnose visava à recordação e a elaboração dos acontecimentos traumáticos, produzindo a descarga emocional necessária para a cura dos sintomas.
Durante algum tempo a hipnose foi a principal forma de tratamento utilizada por Freud. No entanto, alguns pacientes não se deixavam hipnotizar. Como era o caso da senhorita Ana O., encarnada em alguns momentos pela personagem Cecily no filme. Não conseguindo hipnotizar Cecily na primeira sessão, Freud é levado a descobrir o método de associação livre, em que a paciente narra tudo o que vem à cabeça, sem censura.
Durante a sessão Cecily confessa ter sido molestada pelo pai e para silenciar com relação a esse fato ganha uma boneca de presente. Porém, Freud passa a desconfiar do relato da paciente quando percebe que esta ainda a guarda com muito carinho, o que, na verdade, deveria ter sido rejeitada por fazer referência ao ato traumático.
Algum tempo depois, Cecily nega ter sido assediada pelo pai e ameaça suicidar-se, afirmando ter construído esta história apenas para agradar seu médico. Freud então começa a se dar conta que alguns relatos dos pacientes se baseavam naquilo que eles acreditavam que o médico queria ouvir, além de passar a especular que talvez os pacientes não estivessem se recordando de uma lembrança, mas de uma fantasia.
Ademais, em sua experiência de auto-análise Freud confirma a construção da fantasia quando compreende que o assédio sofrido por sua irmã pelo seu pai nunca aconteceu (já que esta nem mesmo havia nascido naquela época), sendo uma forma de tentar punir o pai por ter-lhe tirado a mãe.
A partir disso, inaugura-se a importância da sexualidade infantil e do complexo de Édipo na estruturação do psiquismo humano. Para Freud a sexualidade existe desde os primeiros anos de vida, significando a busca de prazer ou satisfação que, em geral, é proporcionada pela mãe ao ser a principal provedora de cuidados do bebê. Assim, o menino desenvolve uma relação afetuosa pela mãe e um sentimento de ódio pelo pai, por intervir na relação rompendo o laço amoroso.
Trazendo à luz tais questões Freud sai do impasse gerado pela teoria do trauma, uma vez que esta ao desconsiderar a sexualidade infantil não compreende como os acontecimentos vividos na infância poderiam se configurar como traumáticos.
Colegas me desculpem pela falta de consideração em não me explicar antes pela falta de postagens. Fiquei esse bom tempo sem postar algum texto, pois estava em viagem pelo litoral brasileiro; mas prometo que agora postarei com mais freqüência. Abraços
Ganhei 2 selos!!
O 1º selo veio do blog:
http://semgordurastrans.blogspot.com/
Tem as seguintes regras:
1) Listar suas cinco obsessões, apego ou manias;
2) Postar as regras
3) Indicar mais 5 blogs
As 5 Obsessões/manias:
1 – Ser chata (polêmica! Adoro!).
2 – Ser sincera demais! (na maioria das vezes no momento errado).
3 - Surf
4 – Passar a noite acordada lendo ou vendo clássicos do cinema(culpa da insônia)
5 - Café
Os 5 indicados:
http://fernandartista.blogspot.com/
http://caricaturasurbanoides.blogspot.com/
http://sonsdesonetos.blogspot.com/
http://avassaladorasrio.blogspot.com/
http://fabulousteacher.blogspot.com
E o outro meme foi do blog:
http://fabulousteacher.blogspot.com e do http://semgordurastrans.blogspot.com/
Regras:

1 - exibir a imagem do selo “olha que blog maneiro” que você recebeu;
2 - postar o link do blog que te indicou;
3 - indicar 10 blogs de sua preferência;( mais irei indicar somente 6, pois já fiz a indicação de 5 blogs no meme acima)
4 - avisá-los da indicação;
5 - publicar as regras;
6 - confirir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras;
7- enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com, juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá uma caricatura em P&B. (preto e branco pra quem não sabe)!
Meus blogs indicados são:
http://aquarelanasetecolinas.blogspot.com/
http://lua-assimassim.blogspot.com/
http://verybarbosa.blogspot.com/
http://oquevoceleaqui.blogspot.com/
http://willianashirasu.blogspot.com/
Como vc, eu tbm estou sem postar há um bom tempo.
ResponderExcluircaso eu não tenha dito...: já postei seu selo.
bela sinopse!
boa semana pra ti.
Oi
ResponderExcluirvaleu pela visita!
Po, curto demais psicologia, até pensei em prestar mas em algum momento deixei de lado e vim mais pro lado humanas/ensino. xP
Mas sempre leio sobre quando possível.
Interessante seu post. Não sabia desse filme, vou ver se consigo assistir.
Abração e volte sempre =]
Oi Pri!
ResponderExcluirObrigada pelo meme!
Ainda não postei, mas até segunda eu posto!
bjinhossss
Cahh
Vlw Priscila pela indicação.
ResponderExcluirTb estou sem postar ha um tempo. Estou fazendo algumas mudanças no Blog, mas aproveito para fazer algumas visitas.
Bjs
Assisti parte deste filme em uma aula de Psicologia na faculdade. Acho fabuloso, pois é um assunto que me intriga. Ia adorar ler mais desse assunto por aqui.
ResponderExcluirBeijos
Oiiiiiii
ResponderExcluirtd bem por ai???
descupa o chá de sumiço^^
correria total aki
beeeeeeeeijo
legal o blog
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTem selo pra você no meu blog!
Querida amiga avassaladora... tem selo dardos pra vc no blog... vem buscar!
ResponderExcluirQuerida amiga avassaladora...
ResponderExcluirBons blogs merecem reconhecimento. Temos 2 selos pra vc!
Bacana a proposta do blog... eu cursei psicologia por um ano...rs.
ResponderExcluirNão foi muito, mas o curso é maravilhoso! Pretendo retomar...
Bjos
ola td bem assisti esse filme a agora tenho que fazer um relatorio, e esse resumo seu vai me ajudar muiito bjuuu
ResponderExcluirESTOU CURSANDO DIREITO, MAS ADORO A PSICOLOGIA,ASSIM Q TARMINAR MEU CURSO, VOU INGRESSAR NA PSICOLOGIA, E É UMA PENA QUE ESSA DICIPLINA FOI ELIMINADA DAS ESCOLAS PUPLICAS
ResponderExcluirparabens..
ResponderExcluirMuito bacana a resenha do filme. Vou usá-la para um trabalho na faculdade.
ResponderExcluirabraço!
Carlos Eduardo
Olá, Priscila Ribeiro. Sou aluno de Física - UFF (é, acredite rs) e gostei muito do seu blog. Assisti ao filme Freud, Além da Alma, indicado por minha professora de Psicologia da Educação, e muito me agradou. Confesso que não era muito fã dessa área, mas passei a ter a mente mais aberta e admirar essa área que é tão bonita.
ResponderExcluirParabéns. :)
VOCÊ TEM BASTANTE TALENTO E ESCREVE MUITO BEM PROVOU QUE É UMA FREUDIANA PURA PARABÉNS E BOA SORTE COM SUAS PUBLICAÇÕES.
ResponderExcluirVOÇÊ ESCREVE MUITO BEM PROVOU QUE É UMA FREDIANA PURA, PARABENS BOA SORTE COM SUAS PUBLICAÇÕES E CONTINUE ASSIM
ResponderExcluirOi, Obrigada, ajudou muito em meu trabalho da faculdade :)
ResponderExcluir