BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cotas Raciais

Passar por cima dos problemas socias com esse sistema de cotas só fazem nutrir as discriminações. Pois essa conversa de dívida histórica não procede.Assim como existem negros “pobres”, também existem brancos, índios, pardos, todos “pobres”. Se o principal motivo das cotas fosse à dívida histórica, seria então válido dar cotas para os judeus? Pois desde a época do Império Romano, são perseguidos, sofreram com o Holocausto na 2ª Guerra e ainda hoje sofrem com grupos neonazistas. Cotas raciais é a legalização de um segundo Apartheid. Pura segregação. De forma inversa ou não. Mas o que realmente importa é a colocação em nichos separando os Negros dos Brancos.

O importante mesmo é fortalecer a educação básica, só assim poderemos reverter essa situação crítica do ensino público no Brasil, uma educação de alto nível e aí sim somente os mais preparados terão acesso a universidade, independente da raça e/ou condição social e não tapa-buracos. E dividir o país entre brancos e negros não é a melhor forma para se resolver o problema da desigualdade racial. O problema é que o Brasil é o país do CONCERTAR e não o do CRIAR como deveria ser; e o governo mais uma vez teve uma idéia infeliz; tapar o sol com a peneira.

Cabe aos favorecidos se indignarem com esta esmola e dizer NÃO a esta palhaçada. A inteligência, a capacidade, não é medida pela cor da pele! Pois essa atitude do governo se resume em um vergonhoso e arbitrário e racista sistema de benefícios.



E criticar cotistas não resolve o problema. Temos que mirar no alvo que pode reverter à situação. Nossos representantes.Nós brasileiros, temos esse péssimo hábito de cruzarmos os braços pra tudo. Até quando vamos engolir as injustiças desse país pra não termos trabalho? Tomemos como exemplo aqueles jovens franceses que conseguiram se fazer serem ouvidos. Nós podemos mudar as coisas sim! Não só podemos como é nosso dever lutar por um país mais justo.Muitas pessoas também já são contra, inclusive, alguns grupos já estão se mobilizando. Vamos protestar de forma inteligente e pacifica.


16 comentários:

  1. Educação é a coisa mais importante, ela define a massa.
    Falou tudo.

    Bala Salgada
    www.bsalgada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que falta é investimento desde o ensino fundamental,independente de cor,credo...enfim...
    Todos não somos iguais e temos os mesmos direitos!Invista meu Brasil!

    OBS:coloquei seu banner lá,ontem tentei e não consegui...agora tá blz!bjs

    ResponderExcluir
  3. Acredoto no seguinte. Cotas parea negros não funcionam pelo fato de ser uma medida segregadora. melhorar a educação básica pode funcionar, mas a longo prazo. E os jovens de hoje? Como ficam? Vão ficar sem o acesso às universidades. para isso, tem de haver soluções a curto, médio e longo prazo. Acho que as portas das universidades públicas devem estar sempre abertas para quem estudou em escola pública (então deveriua se dar a preferência para quem estudou por lá).

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com cotas, exatamente pelos pontos que você citou. Tem outros grupos que foram "excluídos" ao longo da história.
    Mas fazer o que? Entra governo e sai governo e as políticas para educação não avançam...

    ResponderExcluir
  5. Se cada um tiver a atitude e a coragem de exigir pelos direitos e tentar fazer do nosso mundo um lugar bem melhor as coisas com certeza tendem a melhorar e muito....nao adianta eleger prefeito esperando que ele resolva tudo.

    ResponderExcluir
  6. ÓTIMO POST!
    concordo da primeira até a última linha!

    É exatamente isso que aconeteceu, o Brasil está divido entre brancos e negros. ta certo que era necessário algo pra tentar pelo menos amenizar o préconceito racial que muitos têm - mesmo que não assuma - o grande problema é que vivemos numa sociedade hipócrita. e se as cotas fossem extintas poderia piorar mais ainda a situação já ruím dos dias de hoje.
    é um assunto deveras polêmico, confesso que nunca concordei com cotas para negros/pardos. mas no momento não vejo nada melhor para ser feito, pois como já disse vivemos numa sociedade hipócrita que não dá oportunidade pro "pobrinho" ou pro "neguinho" .
    mas FATO é, que se a pessoa for realmente qualificada não vai ser a sua cor que influenciará. é isso que você disse, começar a se preocupar desde a formação infantil com uma BOA educação. para que no futuro isso não seja mais problema e que só pessoas realmente qualificadas possam entrar numa faculdade.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com isso faz tempo...

    Penso que todos deveriam passar por provas... não cotas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo

    Otimo post =D

    http://ownedando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você Priscila, tem que acabar mesmo com essas cotas nas universidades. Os negros mesmo se acham inferiores e aceitam essa 'esmola' do governo.

    ResponderExcluir
  10. Como você disse a inteligêcia não é medida pela cor da pele...

    Cotas para alunos de rede pública até dá pra engolir (sou cotista também \o/), pois não tem como comparar o ensino público com o particular...mas daí dar cota para negros, índios e tudo mais, ainda mais no Brasil onde cada um é de uma "mistura" diferente, faz favor né...
    Negro é burro porque não estuda ou é inteligente porque estuda, da mesma forma que o branco pode, e não tem essa de falar que existe preconceito...só o sistema de cotas já é um preconceito mascarado o,Ó

    abraços...e seu blog tá muito bom

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Apadrinhamento de estilo colonial disfarçado de modernização e integração!
    Marketing puro e discurso sem fundamento!
    Desculpa esfarrapada para quem não consegue dar com tudo em cima da educação básica!
    Recordar é viver: reveja o documetário da revista Veja de 06/06/2007.

    ResponderExcluir
  12. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !
    Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
    Movimento Chàvista Brasileiro

    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
    O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
    quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Interessante A'ZaF ... quem e negro e estuda é inteligente e quem é negro e não estuda é burro . PErfeita colocação né. rs...

    ResponderExcluir
  14. Ola pessoal, sou estudante de psicologia,gostei bastante das postagens!
    Estou com um blog e gostaria que deixassem sua opnião, o asunto tambem é Cotas!
    http://psicoocisp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. as cotas são para negros, pardos e índios, não somente para os negros, que nem você escreveu no inicio do texto

    ResponderExcluir
  16. Nossa é verdade porq separar Negros dos Brancos, somos todos iguais de maneiras diferentes,mas naum deveria ter preconceito aos negros só por causa da cor acho isso uma injustiça, e tenho raiva de quem é preconceituoso com pessoas que são iguais a nós só muda a raça e a cor mais nadd,obrigado. Eu tinha um compromisso de catequese entrei nesse blog desconhecido mas consegui o que queria bjo

    ResponderExcluir