BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Racismo e Teste de coeficiente

Ao ler um artigo no UOL, onde Nobel James Watson se defende das acusações de ser racista [ http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/10/19/ult1809u13326.jhtm ], resolvi elaborar um texto com a minha opinião sobre tal assunto:


Pesquisas com “raças” não fazem diferença, e só respaldam alegações racistas, pois somos uma única espécie Homo Sapiens, o que faz variar o quoeficiente de inteligência são nossas experiências, uma boa nutrição, um ambiente enriquecido, acesso a educação e dentre outros fatores.

Desde muito tempo a ciência tenta mostrar a superioridade de alguns sobre outros, com teorias absurdas de evolução; e de quem está mais próximo de seu ancestral o homem primitivo. Dividindo nossa espécie em varias raças ou subespécies tendo até mesmo uma classificação específica. Sendo assim somos divididos pela cor de pele, sistema imunológico, cultural, fisiológico, anatômico e psicológico.

Testes de inteligência são usados para explicar um sistema falho, onde as diferenças sociais influenciam no “conhecimento”, comparar à África um continente que sofreu uma colonização brutal e que sofre com problemas seriíssimos com a Europa que é uma grande potência mundial, comparar “inteligência” de pessoas de classes elevadas com as dos subúrbios, sendo que em sua maioria é composta por negros.

Gerando todo tipo de Intolerância: racismo, a Intolerância Religiosa, a Xenofobia, a Homofobia, o Neo-Nazismo; enfim todo tipo de preconceito em seu sentido mais amplo.

Sendo assim esse tipo de discussão sempre existiu e sempre irá existir, desde o surgimento do homem, pois a intolerância ao diferente sempre foi uma característica humana. O que gerou/gera vários problemas como colonização, escravidão, guerras...




12 comentários:

  1. bom texto.

    Na minha opnião o racismo vai continuar a existir enquanto os homens viverem em sociedade, sempre tem um monte de pessoas que não gostam de determinada coisa e criam um grupo que não usa ou faz aquilo. Esse fato aplicado com as pessoas, de não gostar, sempre vai existir, prq nós. todos noós, estamos com nosso valores errados, td esta errado, e como as coisas andam, nada vi mudar não.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prisicilla,

    Bom esse assunto de raças é realmente sem muita logica , pois varias coisas vêem da educação e como pensamos diantes das situações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Infelizmente grande parte do racismo vem da própria criação da pessoa...Mas é algo tão simples de resolver que as pessoas tem que dificultar...

    Passa la:
    http://fortalezadevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto.

    Ao meu ver o preconceinto em todas as vertentes sempre existirá,uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais "hipócrita" e intolerante,a questão do racismo persiste de uma forma maquiada,porém os piores racistas são os próprios negros,a maioria deles já colocam rótulos e empecilhos na própria dignidade.Sou Negra e quando não tenho aquela vaga de emprego "naquele" jornal que eu tanto almejei,não saio dali com o pensamento que não conseguir porque sou negra.Se algum dia o preconceito findará,não sei dizer,porém é um assunto a ser tratado desde do Maternal,onde se dá à formação de um Adulto consciente.

    Abraços,
    Ps:.O bolg está lindo,parabéns.

    ResponderExcluir
  5. O preconceito é uma arma cruel, que mata a alma!

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio preconceito.
    Principalmente quando falam a terrível frase: "tinha que ser preto"
    Me dá náuseas!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente existe....porem ttomara que isso mude com o passar dos anos,mas creio q será meio dificil.

    http://oitentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. poxa kra, esse assunto naum faz sentido
    quando eu vejo uma pessoa, o ultimo detalhe q eu percebo eh a cor da pele
    e aki no brasil esse lance de racismo naum faz sentido msm... infelizmente ainda acontece...
    e não vai acabar tão cedo...

    http://historiaspraboidormir.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente o homem foi, é e sempre será intolerante!

    ResponderExcluir
  10. se quiser parceria me dê um toque ok!
    Recomendo seu blog...gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Assunto deveras polêmico, mas que sinceramente já não era pra exister D:
    em pleno século xvi ainda ter isso é um absurdo, ainda mais vindo de pessoas com uma "formação".

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que as raças estão se misturando, porque esse racismo não dá mais não.

    ResponderExcluir